Os Elementos dos Desfiles das escolas de samba do Rio

Entenda os elementos como Alas, Passistas, Samba-Enredo e mais.

O Sambódromo é o lugar mais empolgante do Carnaval do Rio. O foco do desfile são as 12 escolas de samba que disputam o título com diversos quesitos para serem pontuados pelos juízes. O Carnaval tem início com o recebimento da Chave da Cidade entregue pelo prefeito ao Rei Momo, juntamente com a Rainha do Carnaval e suas princesas.

Os elementos dos desfiles das escolas de samba do Rio

Os bastidores do desfile das escolas de samba

Cada participante de uma escola de samba tem um papel específico no desfile. Os integrantes devem garantir que o percurso seja feito em tempo hábil. Os preparativos para o próximo Carnaval têm início antes da poeira do atual Carnaval baixar. O samba-enredo é mantido em sigilo até dezembro, quando os ensaios começam a todo vapor.

O carnavalesco comanda a equipe, é ele quem idealiza toda a concepção do desfile desde os modelos das fantasias, decoração dos carros alegóricos, acessórios, samba-enredo, ensaios e outros detalhes. Cada ala é coreografada à perfeição. Meses de preparação são gastos pelas escolas de samba, que mobilizam o apoio de moradores das suas comunidades.

A  escola é dividida em seções chamadas alas, com cada ala contendo cem integrantes ou mais usando a mesma fantasia, de acordo com o enredo da escola. A Comissão de Frente é composta de um grupo de artistas mais habilidosos que são os primeiros a capturar a atenção dos juízes e do público. Cada ala tem um presidente, que garante que as fantasias sejam produzidas e também é responsável pelas vendas delas. O mestre-sala e a porta-bandeira têm habilidades técnicas de dança técnicas e emocionam a todos com seus passos precisos e graciosos.

Carros alegóricos decorados de acordo com o enredo compõem algumas alas, com passistas fantasiadas ricamente, retratam a criatividade das escolas. No centro de cada escola está a bateria, um grupo de 250-300 percussionistas que produzem energia e o ritmo para os passistas. A bateria traz à frente a figura da rainha da bateria que embeleza e eleva ainda mais a temperatura do desfile. Há ainda um carro de som que traz os melhores intérpretes, que cantam o samba-enredo em precisão com a bateria.
 As passistas, um grupo de 15-20 dançarinas, sambam com passos impressionantes e frenéticos por todo o percurso. Enquanto as escolas estão ocupadas desfilando e os espectadores apreciando todo o divertimento, os juízes vão analisando tudo para selecionar uma campeã. No entanto, todas são campeãs aos olhos de milhões de espectadores.

Bastidores do Desfile das Escolas de Samba

O samba-enredo

O samba das escolas gira em torno do enredo, que pode tratar de política, história, esportes e outros temas. A letra e a melodia fazem toda a diferença no julgamento deste quesito. O samba-enredo é mantido em sigilo até cerca de dois meses antes do Carnaval, quando Cds são vendidos ao público. A alegria de ser um espectador no Sambódromo

Estar entre os milhares de foliões no Sambódromo apreciando o desfile das escolas de samba é uma experiência inesquecível. Espectadores desfrutam de uma apresentação sensacional de cores, fantasias, carros alegóricos e passistas organizados e harmonizados ao som de uma batida eletrizante.