Menu
Reserve seu ingresso para o Carnaval do Rio 2017

Blocos e Bandas no Carnaval do Rio

Diversão garantida nas festas de rua do Carnaval do Rio de Janeiro

Blocos de carnaval são cortejos em que pessoas de todas as idades desfilam por um trajeto previamente definido, ao som de um samba e no ritmo da bateria, de forma semiorganizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia ou camiseta, ou vestidos como quiserem. Quando possuem instrumentos de sopro, geralmente são chamados de Bandas.

Sua história remonta ao início dos anos 1800, quando os cordões foram criados. Esses grupos de pessoas organizavam desfiles com música local, coreografavam danças e confeccionavam instrumentos e mais tarde passaram a se restringir a seus respectivos bairros. Os blocos e bandas do Rio organizam desfiles populares durante todo o Carnaval e, às vezes, até mesmo ao longo do ano, dependendo da sua popularidade.

Festas de rua do Carnaval do Rio

Famosos blocos e bandas modernos

Os blocos de hoje estão restritos a seus respectivos bairros. Cada grupo tem uma música-tema com uma banda que toca suas músicas. Adicionar músicas famosas como marchinhas e sambas-enredos antigos ao seu repertório próprio é uma prática comum para gerar mais interesse no grupo.Dentre os blocos e bandas mais populares do Rio estão o Monobloco, O Simpatia é Quase Amor, a Banda de Ipanema e o Suvaco do Cristo. Embora existam em todos os bairros, a grande concentração deles está no Leblon, Copacabana, Ipanema, Santa Teresa, Lagoa, Jardim Botânico e no Centro. Os blocos começam suas atividades já em Janeiro e vão até o domingo após o Carnaval.

Os maiores blocos do Rio

O Cordão da Bola Preta é o maior bloco do Rio, e mais de 200 mil pessoas participam do seu desfile, na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, na manhã do sábado de carnaval. O Simpatia é Quase Amor realiza a segunda maior festa, em Ipanema, com quase 100 mil pessoas comparecendo a cada ano. A Banda de Ipanema é famosa entre os gays e realiza três desfiles diferentes. São todos aos sábados, com dois sendo promovidos antes do Carnaval e o terceiro no sábado durante o evento.

Monobloco

Iniciado em 2003 na Praia do Leblon, esse grupo possui cerca de 120 músicos. Eles têm o privilégio de fechar os desfiles de blocos no domingo após o Carnaval. Estiveram presentes cerca de 800 mil pessoas no ano de 2011.  Esse fenômeno de público mistura vários estilos musicais incluindo samba, xote, jongo e música pop. Tem grande aceitação entre os jovens, que se reúnem na Lapa para assistir aos ensaios nas prévias do carnaval.

Encontre os melhores blocos e bandas para o Carnaval

Você não pode perder os melhores blocos e bandas do carnaval do Rio. Mais de 250 grupos que são registrados pela Prefeitura vão realizar cerca de 500 desfiles  durante o próximo Carnaval, então, se certifique de assistir a pelo menos um para completar a sua experiência de Carnaval.