Calendário do Carnaval 2018 - Rio de Janeiro

Programação e calendário de eventos do Carnaval do Rio de Janeiro 2018

O nosso guia gratuito do Carnaval é divulgado no final de Janeiro de 2018. Contendo material informativo com horários e dicas dos desfiles, dos diversos bailes, blocos e bandas que fazem do Carnaval do Rio uma festa incomparável. Os foliões começam as festividades já na sexta-feira antes do carnaval – 04 de Março de 2018 – com a entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo, pelo prefeito da cidade.

Grupo de Acesso ou Grupo de Ouro de 2018

A ordem dos desfiles é definida por sorteio que acontece entre os meses de Junho e Julho.

Desfiles - Dias 09 e 10 de Fevereiro
Acadêmicos do Sossego Acadêmicos da Rocinha
Alegria da Zona Sul Acadêmicos do Cubango
Unidos do Viradouro Inocentes de Belford Roxo
Unidos de Bangu Unidos de Padre Miguel
Estácio de Sá Renascer de Jacarepaguá
Acadêmicos de Santa Cruz Unidos do Porto da Pedra
Império da Tijuca

Escolas de Samba do Grupo Especial

A ordem dos desfiles é definida por sorteio que acontece entre os meses de Junho e Julho.

Desfiles - Dias 11 e 12 de Fevereiro
Paraíso do Tuiuti União da Ilha do Governador
Grande Rio São Clemente
Imperatriz Leopoldinese Mocidade
Vila Isabel Unidos da Tijuca
Acadêmicos do Salgueiro Portela
Beija-Flor Mangueira
Império Serrano

Desfile das Cãmpeas

HORÁRIO 17 Fevereiro (SÁBADO)
21:00 6º lugar
22:05 5º lugar
23:10 4º lugar
00:15 3º lugar
01:20 2º lugar
02:25 1º lugar

Veja a transformação Sambódromo de junho de 2011 a fevereiro 2012.

Bailes da Cinelândia

O carnaval carioca já consagrado como celeiro de novidades, ritmos e estilos traz sempre agradáveis surpresas para o público.
Na Cinelândia, a festa ao ar livre dura cinco dias, é animada por orquestras que acompanham intérpretes, que já se tornaram símbolos das marchinhas carnavalescas, revivendo o clima dos antigos bailes de carnaval.

Festas Populares

De sábado à terça-feira são realizados em pontos espalhados pela cidade, bailes ao ar livre. Assim da zona norte à zona sul o grande destaque é a alegria e a descontração do povo carioca.

Fantasia Carnival do Rio

Concurso Folião Original

Palco espontâneo do carnaval de rua o concurso tem a participação do artista anônimo, do folião fantástico com suas loucas fantasias. São premiados os melhores nas categorias Grupo, Clóvis, Individual adulto e infantil. A festa final do concurso é realizada na Cinelândia.

Concurso Coretos de Bairros

Acontece por toda a cidade e conta diretamente com a participação dos moradores de cada bairro, responsáveis pela decoração e animação do coreto. A premiação enfoca a criatividade, o colorido, a iluminação e a empolgação.

Blocos e Bandas

O coração do carnaval que pulsa na Av. Rio Branco, no Centro, recebe de sábado a terça os mais variados blocos de Embalo e Empolgação e a folia rola solta com grupos tradicionais como Cordão da Bola Preta, Cacique de Ramos, Bafo da Onça, apenas para citar alguns. Aparecer por lá ao cair da tarde é diversão certa.
Já os bairros, principalmente aqueles da zona sul, Gávea, Ipanema, Leblon, Copacabana ou Botafogo dão o toque da folia com suas bandas e blocos que já anteciparam a empolgação durante os ensaios pré-carnavalescos. Basta chegar e participar, se preferir compre a camiseta e comece a dançar na concentração. Alguns dos grupos mais concorridos são: Banda de Ipanema, Simpatia é Quase Amor, Monobloco, Dois pra lá, Dois pra cá, Suvaco do Cristo, Clube do Samba.

Bailes de Carnaval

O Baile do Copacabana Palace é o ponto alto da programação do sábado de carnaval. Já a casa noturna Scala promove bailes temáticos todas as noites e encerra as atividades com o performático Gala Gay. Outras casas noturnas e clubes aderem à folia e promovem animados bailes à fantasia, também para crianças.