Carnaval 2018

09 à 17 Fevereiro

Carnaval do Rio

Saiba mais sobre o início da história do Carnaval no Rio

Como a Tradição do Carnaval e do Samba começaram no Rio de Janeiro.

As primeiras festas que deram origem ao que hoje é o carnaval datam de 4000 a.C. quando aconteciam as primeiras festas agrárias dos povos primitivos. Posteriormente a festa foi se desenvolvendo, chegando a ser realizadas em homenagem ao deus grego do vinho. Folias etílicas eram realizadas em homenagem a Baco e Saturnália.

Mais tarde, os romanos católicos definiram o tom para as celebrações de Carnaval atuais, com uma festa antecedendo a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. Da Itália, o Carnaval se espalhou pela França, pela Espanha e por outros países europeus.

Os portugueses trouxeram o Carnaval para o Brasil por volta de 1641 com o entrudo, uma festa que podia ser muito violenta e consistia em lançar nos outros todo o tipo de líquidos. Em 1841 o entrudo é proibido por sua violência e o povo adaptou o evento, com o intuito de continuá-lo. De 1855 a 1890 o carnaval brasileiro tem uma grande evolução, são criados os clubes carnavalescos, ranchos, blocos e cordões de carnaval. Em 1917 é criado o primeiro samba e em 1932 o primeiro torneio de escolas de samba ocorre. Somente em 1984 o sambódromo foi o palco dos desfiles das escolas de samba.

Ramon Moreira | Bookers International

Datas do Carnaval – Uma fórmula antiga

O Carnaval do Rio é celebrado durante cinco dias, da sexta-feira até a terça-feira seguinte, conhecida como Terça-Feira Gorda, o dia antes da Quaresma.

O termo Carnaval é derivado de “Carne Vale”, que quer dizer “Adeus à carne”. Durante a Quaresma, o período de 40 dias antes da Páscoa, as pessoas deveriam se abster do consumo de carne, álcool e de outros prazeres mundanos. O propósito do Carnaval é ter uma última semana de festas antes da abstinência de 40 dias.

A extensão da extravagância pode não ter sido o que a Igreja tinha em mente, mas não há como negar que o Carnaval do Rio é a maior festa do planeta, televisionada para milhões de lugares ao redor do mundo. As datas do Carnaval mudam todos os anos, de acordo com o calendário da Igreja. A data da Páscoa é determinada pela Lua e geralmente cai entre 22 de março e 25 de abril, e chega-se a ela por uma fórmula feita pelo Conselho de Nicéa em 325 a.C.

 

Dúvidas? Nossos experts estão aqui para lhe ajudar!

Newsletter

Receba ofertas de ingressos, pacotes de hotel, dicas e muito mais para aproveitar o Carnaval do Rio.