Carnaval 2018

09 à 17 Fevereiro

Desfiles de Carnaval

Os Desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro

Os desfiles de carnaval - Infantil, Acesso, Especial e Campeãs.

As doze melhores escolas de samba realizam um grandioso espetáculo no domingo e na segunda-feira de Carnaval no Sambódromo, antecedidas pelo Grupo de Acesso na sexta e sábado de Carnaval. Os desfiles das escolas de samba são uma explosão de cores, ritmo, dança, felicidade e muito mais. Todos têm o mesmo objetivo, que é o de aproveitar o Carnaval.

Tipos de desfiles das escolas de samba

Toda a atenção está voltada para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo durante o período de Carnaval. A cada ano, eles têm início com o Desfile do Grupo de Acesso, seguido pelas apresentações do Grupo Especial e Desfile das Escolas de Samba Mirins. Cada escola de samba faz um desfile único com sambas-enredos diferentes.

Confira as datas do carnaval, bem como os dias e tipos de desfile no sambódromo.

O Grupo de Acesso

Assim que o Rei Momo dá a largada do Carnaval do Rio, o Grupo de Acesso, começa o desfile na sexta e prossegue no sábado. Doze escolas disputam as primeiras posições e um lugar no Grupo Especial na competição do ano seguinte. Os desfiles têm início às 21h e seguem até a madrugada seguinte. Embora estas escolas não tenham o mesmo orçamento das escolas do Grupo Especial, elas têm um número enorme de torcedores e são tão meticulosas e requintadas em seus desfiles quanto aquelas.

Horário Fevereiro 09 (Sexta - Feira) Fevereiro 10 (Sábado)
22:00 Unidos de Bangu Alegria da Zona Sul
22:45 Império da Tijuca Acadêmicos de Santa Cruz
23:30 Acadêmicos do Sossego Unidos do Viradouro
00:15 Unidos do Porto da Pedra Acadêmicos da Rocinha
01:00 Renascer de Jacarepaguá Acadêmicos do Cubango
01:45 Estácio de Sá Inocentes de Belford Roxo
02:30   Unidos de Padre Miguel

O Grupo Especial

O domingo e a segunda-feira de Carnaval são os destaques do evento com o Grupo Especial realizando o espetáculo grandioso, que é visto por milhões ao redor do mundo. Seis das melhores escolas de samba desfilam no domingo, enquanto as outras seis desfilam na segunda de Carnaval pelo título de campeã. Ingressos para esses eventos são vendidos com antecedência. Este é o momento de assistir o melhor de escolas de samba famosas como Salgueiro, Mangueira, Portela, Mocidade e outras.

Horário Fevereiro 11 (Domingo) Fevereiro 12 (Segunda - Feira)
22:00 Império Serrano Unidos da Tijuca
23:05 São Clemente Portela
00:10 Vila Isabel União da Ilha
01:15 Paraíso do Tuiuti Salgueiro
02:20 Grande Rio Imperatriz Leopoldinense
03:25 Mangueira Beija-Flor
04:30 Mocidade  

Escolas de samba mirins – O Desfile Infantil

As crianças exibem seus talentos na terça-feira de carnaval.  As escolas de samba mirins são ramificações das escolas de samba maiores. A entrada no Sambódromo é gratuita nessa noite, mas o desfile infantil tem todos os ingredientes das escolas de samba mais importantes, com fantasias, carros alegóricos e passistas que se equiparam aos melhores das escolas principais. O espetáculo inteiro é organizado pelas crianças sob a supervisão de adultos. Mais de 2.000 crianças participam do evento, que é um show que vale a pena ser assistido. A melhor maneira de homenagear essas crianças é juntar-se a elas no Sambódromo.

O Desfile das Campeãs

Das Escolas do Grupo Especial, apenas uma pode ter o título de campeã. Quando os resultados são anunciados na Quarta-Feira de Cinzas, as melhores seis escolas têm mais uma chance de reafirmar suas posições com uma última apresentação no Sambódromo no sábado. A falta de pressão e concorrência não diminui a energia produzida nessa noite especial. Para muitos, esse é o jeito de se despedir.

Horário* 17 Fevereiro (SÁBADO)
22:00 6º lugar
23:15 5º lugar
00:30 4º lugar
01:45 3º lugar
03:00 2º lugar
04:15 1º lugar

 

Dúvidas? Nossos experts estão aqui para lhe ajudar!

Newsletter

Receba ofertas de ingressos, pacotes de hotel, dicas e muito mais para aproveitar o Carnaval do Rio.