Carnaval 2025

28/Fev a 08/Mar

Os Desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro

Desfiles de Carnaval

Os Desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro

Os desfiles de carnaval - Infantil, Acesso, Especial e Campeãs.

As doze melhores escolas de samba realizam um grandioso espetáculo no domingo e na segunda-feira de Carnaval no Sambódromo, antecedidas pelo Grupo de Acesso na sexta e sábado de Carnaval.

Thiago Lara | Riotur

Os desfiles das escolas de samba são uma explosão de cores, ritmo, dança, felicidade e muito mais. Todos têm o mesmo objetivo, que é o de aproveitar o Carnaval.

Tipos de desfiles das escolas de samba

Toda a atenção está voltada para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo durante o período de Carnaval. A cada ano, eles têm início com o Desfile do Grupo de Acesso, seguido pelas apresentações do Grupo Especial e Desfile das Escolas de Samba Mirins. Cada escola de samba faz um desfile único com sambas-enredos diferentes.

O Grupo de Acesso

Assim que o Rei Momo dá a largada do Carnaval do Rio, o Grupo de Acesso, começa o desfile na sexta e prossegue no sábado. 15 escolas disputam as primeiras posições e um lugar no Grupo Especial na competição do ano seguinte.

Fotógrafo - Fabio Motta

Os desfiles têm início às 21h e seguem até a madrugada seguinte. Embora estas escolas não tenham o mesmo orçamento das escolas do Grupo Especial, elas têm um número enorme de torcedores e são tão meticulosas e requintadas em seus desfiles quanto aquelas.

9 de Fevereiro (Sexta) 10 de Fevereiro (Sábado)
21:00  União do Parque Acarí
Sereno de Campo Grande
21:45  Império da Tijuca
Em Cima da Hora
22:30 Acadêmicos de Vigário Geral
Arranco do E.D
23:15 Inocentes de Belford Roxo União da Ilha
00:00 Estácio de Sá Unidos de Padre Miguel
00:45 União de Maricá São Clemente
01:30 Acadêmicos de Niterói Unidos de Bangu
02:15 Unidos da Ponte
Império Serrano

O Grupo Especial

O domingo e a segunda-feira de Carnaval são os destaques do evento com o Grupo Especial realizando o espetáculo grandioso, que é visto por milhões ao redor do mundo. Seis das melhores escolas de samba desfilam no domingo, enquanto as outras seis desfilam na segunda de Carnaval pelo título de campeã.

Fotógrafo - Marcelo Piu

Ingressos para esses eventos são vendidos com antecedência. Este é o momento de assistir o melhor de escolas de samba famosas como Salgueiro, Mangueira, Portela, Mocidade e outras.

11 de Fevereiro (Domingo) 12 de Fevereiro (Segunda)
22:00 Porto da Pedra
Mocidade
23:15 Beija-Flor
Portela
00:30 Salgueiro
Vila Isabel
01:45 Grande Rio
Mangueira
03:00 Unidos da Tijuca
Paraíso do Tuiuti
04:15 Imperatriz
Viradouro

Escolas de samba mirins – O Desfile Infantil

As crianças exibem seus talentos na terça-feira de carnaval.  As escolas de samba mirins são ramificações das escolas de samba maiores. A entrada no Sambódromo é gratuita nessa noite, mas o desfile infantil tem todos os ingredientes das escolas de samba mais importantes, com fantasias, carros alegóricos e passistas que se equiparam aos melhores das escolas principais.

Crianças desfilando com uma escola de samba mirim do Rio de Janeiro

O espetáculo inteiro é organizado pelas crianças sob a supervisão de adultos. Mais de 2.000 crianças participam do evento, que é um show que vale a pena ser assistido. A melhor maneira de homenagear essas crianças é juntar-se a elas no Sambódromo.

O Desfile das Campeãs

Das Escolas do Grupo Especial, apenas uma pode ter o título de campeã. Quando os resultados são anunciados na Quarta-Feira de Cinzas, as melhores seis escolas têm mais uma chance de reafirmar suas posições com uma última apresentação no Sambódromo no sábado.

Fotógrafo - Thiago Lara

A falta de pressão e concorrência não diminui a energia produzida nessa noite especial. Para muitos, esse é o jeito de se despedir.

Início do desfile 17 de Fevereiro (Sábado)
22:00 A definir
23:00 A definir
00:00 A definir
01:00 A definir
02:00 A definir
03:00 A definir

Dúvidas? Nossos experts estão aqui para lhe ajudar!

Newsletter

Receba ofertas de ingressos, pacotes de hotel, dicas e muito mais para aproveitar o Carnaval do Rio.