Carnaval 2018

09 à 17 Fevereiro

Ajuda e Suporte

Perguntas Frequentes

Tire todas as suas dúvidas referentes ao Carnaval do Rio.

Ingressos

  • Porque reservar com o CamaroteCarnaval ?

    1) Agência licenciada ARC/IATA e com certificado Cadastur, do Ministério do Turismo.

    2) Atendimento por e-mail e telefone de segunda a sexta e em nossa Central de Atendimento do Carnaval durante todos os dias do evento.

    3) Nosso site é protegido pelo certificado de segurança Secure Socket Layer (SSL). Essa tecnologia utiliza as mais avançadas formas de criptografia, o que garante a privacidade e segurança de seus dados.

  • Quais são as formas de pagamento?

    Formas de Pagamento: Depósito, transferência, boleto bancário e todos os principais cartões de crédito são aceitos. Além disso, o pagamento pode ser através de Paypal e Pagseguro.

    Boletos bancários poderão ser emitidos através do PagSeguro ou através de nossa Central de Atendimento, solicite após efetuar sua reserva pelo email: [email protected] Depósitos ou transferências bancárias serão validados apenas após envio do comprovante e quando o valor for creditado em nossa conta do ITAÚ. Entre em contato com nossa Central de Atendimento e solicite nossos dados bancários.

  • Quais são os melhores ingressos no Sambódromo?

    O Sambódromo foi construído com um intuito de proporcionar um ótimo espetáculo aos espectadores. Cada tipo de ingresso tem suas vantagens. Setores próximos ao início proporcionam ao espectador se entreter durante todo o tempo, já que quando uma escola terminar de passar, outra já estará aquecendo.

    Setores próximos ao meio favorecem uma boa visão do desfile formado, porém o tempo de espera entre as escolas é maior. Próximo ao meio também é onde fica o recuo da bateria e as principais apresentações aos juízes, os setores do meio são geralmente os mais caros.

    Os setores ao final proporcionam uma vista da escola de samba totalmente formada na avenida, porém o tempo de espera entre as escolas é AINDA maior. Para mais informações, consulte um de nossos especialistas por telefone ou e-mail

    Saiba que o setor 9 tem lugar marcado, além de uma equipe de guias que falam inglês e espanhol para ajudar os turistas.

  • Como receber os meus ingressos?

    Os ingressos para o Carnaval estarão disponíveis para retirada em um período de 3 dias que antecede o carnaval em nossa Central de Atendimento. Para retirada, é necessária marcação de horário, pois agiliza o processo para os clientes.

    É obrigatória a presença do portador do cartão utilizado na compra, levando documento de identidade original com foto e cartão de crédito utilizado na compra. Há também a opção de entrega durante o mesmo período e os requisitos são os mesmos. Para optar por entrega, faça utilizando seu usuário em nossa área de compras ou entre em contato com nossos atendentes. O custo da entrega é R$30 para um ingresso ou R$50 para mais de um ingressos.

  • Em qual setor começa o Desfile do Carnaval do Rio?

    O desfile começa no setor 2 e 3, terminando nos setores 12 e 13, onde fica a Praça da Apoteose.

  • Estudantes, crianças e idosos pagam meia?

    Infelizmente a empresa organizadora do carnaval não fornece ingressos de meia entrada ou gratuidades para Setores Especiais, apenas para as Arquibancadas Populares que não comercializamos. Para compra de setores populares, deve-se entrar em contato diretamente com os organizadores do carnaval.

  • É possível incluir hotel, passagens aéreas, bailes e tours no pacote?

    Certamente! Para isso, você deve entrar em contato com nossos atendentes pelo e-mail [email protected]

  • Lado par ou lado ímpar?

    O sambódromo possui setores com numeração par e numeração ímpar. Cada lado tem suas vantagens e desvantagens.

    O lado par fica mais próximo à estação de metrô da Praça Onze, cerca de 300 metros, porém as ruas de acesso são mais estreitas. É um lado ótimo para quem vem de taxi do Túnel Rebouças, vindo principalmente dos bairros da Barra da Tijuca, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e Humaitá.
    O lado ímpar fica próximo à estação de metrô Central, cerca de 1200 metros e as ruas de acesso para o sambódromo são largas. Uma ótima opção para quem vem ao Sambódromo pelo Túnel Santa Bárbara e região Central, principalmente dos bairros de Copacabana, Leme, Laranjeiras, Botafogo, Catete, Flamengo, Centro, Lapa e Porto do Rio.

  • A partir de quantos anos crianças podem assistir ao desfile?

    Crianças com idade a partir de 5 anos podem assistir ao desfile. Não esqueça de levar um documento para comprovar a idade.

  • Posso escolher o meu lugar no Sambódromo?

    Nas Arquibancadas não há lugar marcado, exceto no setor 9, por isso caso queira ficar na frente é necessário chegar cedo. Já nas Frisas e Cadeiras Numeradas há local, marcado mas não é possível escolhe-los. Fazemos o possível para manter seu grupo junto, pois como recebemos os ingressos aleatoriamente não podemos garantir localizações exatas.

     

  • Qual a diferença entre os desfiles do Grupo Especial, Grupo de Acesso (de Ouro) ou das Campeãs?

    O Grupo Especial engloba a elite das escolas de samba. Os dois dias de evento são o ápice do Carnaval e geralmente as escolas tem os sambas mais empolgantes e torcedores mais empolgados, porém o valor do ingresso é o mais elevado.

    O Grupo de Acesso reune escolas que competem para pertencer ao Grupo Especial. O evento, mesmo sendo de nível profissional não tem a mesma técnica, ainda que envolva escolas de tradição e um público fiel. A diversão é garantida. O valor desse ingresso é geralmente menor.

    O desfile das Campeãs envolve a grande campeã do carnaval e as 5 melhores escolas subsequentes do Grupo Especial. O evento perde um pouco do brilho sem a busca da perfeição, presente nos dois dias de competição do Grupo Especial.

    Porém é compensada pela emoção de grande parte do público que vê as melhores escolas e agora sabe praticamente toda as letras de samba. Geralmente os valores desses ingressos são intermediários e há um grande número de locais, já que o evento é no sábado posterior ao carnaval e muitos turistas já foram embora da cidade.

  • Onde fica a Central de Atendimento do Carnaval e qual o período de funcionamento?

    A Central de Atendimento do Carnaval ficará no Hotel Atlântico Copacabana, localizado na Rua Siqueira Campos, 90, Copacabana, no Salão Imperial. O local funcionará de Terça-feira, 06 de Fevereiro a Segunda, 12 de Fevereiro, 2018. Para aqueles que compraram ingressos para o desfile das campeãs, a troca será feita de Quinta-feira, 15 de Fevereiro à Sábado, 17 de Março. De 10h às 17h, horário local.

Fantasias de Carnaval

Dicas para o sambódromo

  • Que horas devo chegar?

    O desfile começa às 22h e os portões do sambódromo se abrem às 19:00h. O show é longo e vai até de manhã, então, caso prefira guardar as energias para assistir a última escola, recomendamos que chegue mais tarde, por volta das 23h30. Lembre-se que o maior fluxo de pessoas será na entrada as 21h e na saída por volta das 5h da manhã, por isso se quiser evitar aglomeração de pessoas, escolha outros horários.

    O sambódromo fica aberto desde as 19:00h até a última escola entrar na avenida, então você tem flexibilidade para decidir quais escolas quer assistir e programar seu horário. Dica: Ingressos de Arquibancada não são marcados e as pessoas tendem a chegar cedo para pegar lugares nas primeiras filas, mas isso não é necessário: de qualquer lugar da arquibancada se assiste o desfile sem problema. Você poderá sair quantas vezes quiser de sua arquibancada, frisa, cadeira numeradapara ir até a área de shopping. Mas depois de sair do sambódromo, você não poderá regressar.

  • Com que roupa eu vou?

    Use roupas leves e confortáveis. Por ser durante o verão, o clima está bem quente. Os holofotes e a grande concentração de pessoas deixam o local ainda mais quente. É possível que haja pancadas de chuva a noite, então uma capa de chuva é recomendável, já que guarda-chuvas impedem a visão dos que estão atrás.

  • O que posso levar para o sambódromo?

    Você pode levar comidas e bebidas ao sambódromo. Apenas mantenha o limite de 2 garrafas de plástico de 500ml cada e dois itens de comida (biscoitos, frutas, sanduíches, …) por pessoa. Há venda de alimentos no local.

  • É possível comprar alimentos e bebidas no sambódromo?

    Sim, é possível, mas tenha em mente que como todo grande evento, os preços são mais altos. Cartões de crédito e débito são aceitos.

  • Como evitar filas e grande concentração de pessoas?

    A movimentação de pessoas é maior para quem chega ao Sambódromo por volta das 21 horas. E para quem está de saída, o movimento é grande ao final da última escola de samba.
    Mas fique ligado, porque também é grande a movimentação de pessoas durante os intervalos das escolas. Por isso aproveite uma escola que você não gosta tanto para ir ao banheiro, comprar comida, bebida ou passear pela área de shopping.

Transporte para o sambódromo

  • Como ir e voltar do Sambódromo?

    Transfer regular ou privado, metrô, táxi e ônibus comum.
    Veja mais em: Transporte Transporte para o Sambódromo.

  • Como ir de ônibus para o Sambódromo?

    Para os setores ímpares há alguns ônibus que te deixarão próximos a Praça da Apoteose. São os ônibus que passam pelo Túnel Santa Bárbara saindo da Zona Sul, como o 435 e o 432, porém informe-se com os motoristas, pois durante o carnaval o itinerário pode ser modificado. Para o lado par, evite pegar ônibus saindo da Zona Sul, você terá que saltar muito distante. Quanto aos ônibus que passam na Avenida Presidente Vargas, evite ao máximo, pois você terá que enfrentar um grande trânsito nas imediações do centro.

  • Como devo proceder para conseguir pegar um táxi para o Sambódromo?

    Existem duas empresas de táxis privados autorizadas a entrar na área do Sambódromo. Para utilizá-los é necessário fazer uma reserva por telefone.

    Para o lado ímpar: Coopertramo, telefones 21 2560-2022 ou 2560-1474. Para o lado par: Coopatur, telefone 21 3885-1000. A tarifa é por carro até 4 pessoas, e custa cerca de R$130 para uma viagem de ida e R$130 para volta. Deve-se entrar em contato com a empresa para saber sobre os valores exatos.

  • Posso chamar um táxi na rua?

    Sim, mas observe alguns detalhes. A região ao redor do sambódromo estará fechada para circulação de veículos, exceção dos taxis da Coopertramo e da Coopatur. E para utilizar um táxi você terá que andar até as áreas onde essa circulação é permitida.

    Alguns motoristas de táxis se recusam a ir até o sambódromo no período de grande movimento. E no horário de pico de saída (final dos desfiles) é quase impossível conseguir um táxi próximo ao sambódromo para levá-lo a seu destino.

    Existem também taxistas que cobram preços fixos - ato proibido por lei, a cobrança deve ser sempre pelo taxímetro - informe-se antes de iniciar a viagem para evitar problemas e recuse preços abusivos dos motoristas. Um táxi da Zona Sul até o Sambódromo custa em torno de R$50 (taxímetro) , porém esse valor varia de acordo com o local de onde se pega o táxi e o local de destino.

  • Posso ir de carro?

    Quase não há vagas para se estacionar próximo ao Sambódromo, quando existem são caríssimas e muitas vezes ilegais. Não estacione em locais proibidos, há muita fiscalização e provavelmente seu veículo será multado ou rebocado.

    Caso você esteja na Barra da Tijuca por exemplo, uma boa opção é ir de carro até uma estação de metrô que não as próximas ao Sambódromo e estacionar seu carro para ir de metrô. Por exemplo, a Estação São Francisco Xavier, na Tijuca ou Estações de Botafogo, Largo do Machado, Glória e Catete na Zona Sul.

  • Posso usar o metrô para o Sambódromo?

    Sim, é a melhor opção. O metrô funciona durante 24 horas no carnaval e você evita engarrafamentos por blocos e ruas fechadas. Os trens partem com intervalos máximos de 10 minutos e estão sempre cheios de pessoas indo para o sambódromo.

    Você certamente encontrará muitas pessoas usando fantasias para o desfile e pode aproveitar para tirar umas fotos. As estações não ficam exatamente ao lado do Sambódromo, para o lado ímpar a Estação é a Central e está localizada a aproximadamente 1,2 km do local do desfile.

    O acesso será caminhando pela Avenida Presidente Vargas até a entrada do seu setor. Para o lado par, a Estação é a da Praça Onze e fica a aproximadamente 300 metros do local do desfile, porém as ruas de acesso são mais estreitas e um pouco confusas. Procure sempre a placa indicativa da entrada do seu setor.

  • O metrô é seguro?

    Sim. A cidade está repleta de policiais e o metrô possui seus próprios e inúmeros seguranças. Porém deve-se evitar andar com máquinas fotográficas ou dinheiro a mostra e guardar bem os seus pertences. Além disso, se você estiver caminhando nas proximidades do metrô e o local for muito deserto, certamente você estará fora das rotas usuais e deve se manter atento. Afinal, o Rio é uma cidade grande.

  • Quanto custa o metrô?

    Os bilhetes de metrô do Rio vêm em duas formas: Pré-Pago e Unitário. O Pré-Pago é um cartão recarregável a base de créditos, com uma carga mínima inicial de R$10, e uma recarga mínima de R$5. Estes cartões estão disponíveis em todas as estações. O Cartão Unitário custa R$4,30 e serve para uma única viagem. Estes cartões são válidos durante dois dias somente.

  • Como é o serviço de transfer?

    O transfer regular possui horários e pontos de encontro que serão pré-definidos. Esses pontos são nos principais hotéis do Rio. As áreas de embarque e desembarque são sinalizadas e ficam ao lado do sambódromo, onde a circulação de veículos não autorizados é proibida.

    Além da comodidade e segurança, haverá uma equipe disposta a ajudar e responder suas dúvidas. Não há necessidade de agendar a hora da volta, a partir das 00h, ao final de cada escola de samba, ônibus sairão constantemente do local de encontro com direção aos diversos ponto de encontro já determinados.

Vida noturna

  • O que há para fazer à noite no Rio de Janeiro?

    Durante o carnaval existem variadas opções de bailes. As boates também ficam lotadas nesse período e há diversos points pelo Rio de Janeiro: Pela Lapa estão as casas de samba, algumas dicas são o Rio Scenarium e o Lapa 40° e casas de shows, como a Fundição Progresso e o Circo Voador. Pela Barra está o badalado Botequim São Nunca e boates como Nuth Barra, Zero21, Taj Lounge e Barra Music.

    Em Copacabana as boates mais badaladas são Mariuzinn, Nossa Sem Hora, Fosfobox Bar Club e o Guimo's Pub e em Ipanema a boate Baronneti. Em Botafogo estão as casas noturnas com rock como a Casa da Matriz e Bukowski, que tem programação diferenciada no Carnaval. Além desse lugares, você encontrará diversos bares, botequins e pubs que recebem um grande número de visitantes todas as noites do Carnaval.

  • Onde está a área gay durante Carnaval?

    Em todos os lugares. Principalmente blocos que passam pela Rua Farme de Amoedo em Ipanema. Além do Baile Scala Gay, há opções de boates, para homens a "Le Boy" e para mulheres o "Le Girl". Outro clube gay no Rio é "The Week".

Gastronomia

  • O que comer no Rio de Janeiro?

    A feijoada é o principal prato carioca, feito com feijão e carnes, geralmente é servido com arroz, farofa, couve mineira, um pedaço de laranja, para ajudar na digestão, e um copinho de cachaça para abrir o apetite. Outros pratos são o filé à Oswaldo Aranha, Picadinho, Churrasco Misto, entre outros.

    Não deixe de experimentar as empadinhas e o caldinho de feijão como ótimas entradas. Nos diversos restaurantes do Rio, há a opção dos Pratos Executivos, ou PF's que são geralmente mais baratos do que pedir à La Carte. Os restaurantes à kilo também são bem populares e ótimas opções se você não quiser gastar tanto.

  • O que lanchar no Rio?

    Para lanches há inúmeras opções: lanchonetes, botecos ou pés sujos, todos oferecem uma variedade de petiscos deliciosos e alguns são bem comuns no Rio. Nas lanchonetes encontrará Salgados como Joelho, Coxinha, Croquete, Kibe, Esfiha, Pão-de-queijo, Empada, Biscoito Globo, Pastel.

    Para beber, refrescos como Guaraná Natural, Maracujá, Caju, Mate, Mate com limão. Há também o açaí, quase uma refeição. Aproveite e experimente uma sobremesa. No Rio, o brownie e o petit gateau estão em muitos menus, mas se quiser algo mais tradicional opte pela banana com canela e sorvete.

  • O que beber no Rio de Janeiro?

    O Rio está repleto de casas de sucos naturais. Há de diversas frutas, algumas inclusive, misturada entre elas. Outras opções são o mate, mate com limão e o guaraná natural. Há também, as marcas de refrigerante conhecidas como Guaraná Antártica, Coca-Cola, Pepsi, Soda, etc.

  • O que há de bebida alcoólica no Rio?

    A bebida nacional é a caipirinha, um coquetel feito de cachaça (destilado de cana-de-açúcar), açúcar, limão e gelo. Porém é comum encontrar suas variáveis, como caipirinha de kiwi, morango, ou abacaxi. Até mesmo versões genéricas da nossa bebida, com vodka ou saquê conhecidas como Caipivodka e Caipisaquê.

    As cervejas mais populares no Rio são Antártica e Brahma, porém há diversas opções como Skol, Itaipava, Devassa, Budweiser, Stella Artois, Heinikein, Antártica Original e Brahma Extra, além de várias importadas.

  • Onde comer um churrasco rodízio?

    Algumas Churrascarias ótimas no Rio são: Carretão, Porcão, Estrela do Sul, Fogo de Chão, Palace Copacabana, Pampa Grill.

  • Que tipo de restaurantes vou encontrar no Rio?

    No Rio há todo o tipo de restaurante. Até mesmo bares e casas de suco podem servir refeições, opções não faltarão. Churrascarias e botecos familiares servem boa comida e estão por toda parte, os preços variam bastante.

    Boas sugestões para quem quer gastar pouco são os restaurantes à kilo (self service) e os pratos executivos servidos na maioria dos restaurantes. Para os que gostam de frutos do mar e não estão preocupados com o dinheiro, o Rio tem ótimas opções também.

  • Como é o serviço nos restaurantes do Rio?

    O serviço pode ser bom ou as vezes muito lento e pode ser que você esteja acostumado com outro padrão em sua cidade. Sabendo disso, tenha paciência e lembre-se, você está de férias, não se estresse.

    Geralmente os cariocas tratam os garçons muito bem, as vezes chamando-os pelo nome, de amigo ou chefe. Assobiar ou chamar de garçom pode ser falta de educação. Há também diversos restaurantes em estilo self service (à kilo), onde o próprio cliente se serve e usualmente, nestes locais não se paga gorjeta.

  • É obrigatório dar gorjeta ao meu garçom?

    A gorjeta não é obrigatória. Mas, comumente é paga e por vezes a conta já vem com os 10% do serviço incluído. Não é necessário pagar nada além desses 10% para o garçom ficar agradecido, mas certamente qualquer valor a mais, o deixará muito mais feliz.

  • Quanto geralmente custa uma refeição no Rio?

    Há diversas opções de restaurantes e as variações de preços são altíssimas. Na Zona Sul você pode ir a um restaurante self-service e comer por R$15 ou comer um Prato Executivo pelo mesmo valor. Há também restaurantes com preços mais altos, podendo chegar a R$ 100 por pessoa e outros que chegam a R$300.

  • Os restaurantes aceitam cartão de crédito?

    A maioria dos restaurantes aceita cartão de crédito. Visa e Mastercard são os mais aceitos, poucos aceitam American Express. Cartões de Vale Refeição também são aceitos em diversos restaurantes.

Praias do Rio

  • Como são as praias no Rio?

    As praias do Rio não são um ambiente apenas para curtir a natureza ou se refrescar do calor. É um ambiente de convívio social, em que se vai para conversar, praticar esportes e comer. As praias mais badaladas são Copacabana e Ipanema. O Leblon e Leme também são bastante frequentados por sua proximidade com essas duas praias e seus limites chegam a se misturar.

    Para assistir o por do sol vá até o Arpoador. A praia da Barra e da Reserva que ficam na Zona Oeste do Rio são boas para o surf e são menos frequentadas que as praias da Zona Sul, por cnta da distância. Se você gosta de naureza faça uma visita a praia mais "selvagens"como a Prainha e Grumari, também na Zona Oeste

  • O que vou encontrar nas praias do Rio?

    Na praia você pode comprar tudo que você precisa para estar lá. Cangas, protetor solar, bronzeadores,biquínis e saída de praia, para os menores pás, baldes, piscinas, bolas podem ser comprados facilmente. Cadeiras e guarda-sol podem ser alugadas. Há diversos vendedores ambulantes e barracas com comida e bebida. Basta escolher! O biscoito Globo e o mate de latão são muito populares entre os cariocas.

Dicas de viagem

  • Como ir de e para o aeroporto do Rio?

    Há dois aeroportos no Rio, o Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão e o Aeroporto Santos Dummont. O Aeroporto Internacional fica mais afastado da região central do Rio. Chegando no aeroporto Internacional, há táxis com tarifas fixas (mais caros) e com tarifa de taxímetro (em torno de R$ 60 para a Zona Sul) Há também a opção de linhas de ônibus especiais da empresa Real, com tarifa de R$ 7 a R$ 13, que passam pela Rodoviária Novo Rio, Centro, Aeroporto Santos Dummont, Zona Sul e Barra da Tijuca.

    Informe-se sobre a melhor linha para você e economize um pouco de dinheiro. Na volta, as mesmas opções se aplicam. O trânsito se complica sentido zona sul pela manhã e sentido aeroporto no final da tarde.  O aeroporto Santos Dummont fica próximo a Zona Sul, na região central do Rio. Um táxi até a Zona Sul custa em torno de R$ 20 com tarifa no taxímetro mas há também os táxis especiais que custam mais caro e tem tarifa fixa. Pode-se utilizar também o ônibus especial da empresa Real, além da opção dos ônibus comuns que passam pela Praça XV. Para chegar ao aeroporto, as mesmas opções estão disponíveis.

Dúvidas? Nossos experts estão aqui para lhe ajudar!

Newsletter

Receba ofertas de ingressos, pacotes de hotel, dicas e muito mais para aproveitar o Carnaval do Rio.