Carnaval 2018

09 à 17 Fevereiro

Carnaval do Rio

Curiosidades sobre as Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Conheça e entenda as Escolas Cariocas

As primeiras escolas de samba

A Deixa Falar foi a primeira escola de samba, criada em 1928.

As melhores e mais famosas escolas de samba do Rio

São famosas as  escolas de samba do Grupo Especial do Rio: Imperatriz, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Salgueiro, Grande Rio, Porto da Pedra, Vila Isabel, São Clemente, Mocidade, Mangueira e Unidos da Tijuca.

Funções das escolas de samba

As escolas de samba normalmente funcionam em dois endereços. Nas quadras das escolas fica a bateria fazendo apresentações ao vivo e ensaios e na Cidade do Samba, onde fica toda a produção dos desfiles.

Singularidades das escolas de samba

O Rio de Janeiro tem mais de 70 escolas de samba, e todas são vistas desfilando durante os quatro dias de Carnaval. Cada escola de samba surge com sua própria bandeira e estilo, que são refletidos em seu desfile.

Bateria

Oficinas de bateria são realizadas uma vez por semana para aqueles que desejam aprender percussão. Estas oficinas recebem grupos de qualquer idade com ou sem experiência. Aulas separadas são realizadas com os iniciantes, enquanto os intermediários podem participar dos ensaios principais. Oficinas de bateria não precisam ser agendadas com antecedência. Você pode simplesmente ir a qualquer aula ou se juntar como membro para frequentar as oficinas toda semana, e isso lhe dará a chance de tocar no desfile com a escola de samba.

Dança

Se você é apaixonado por samba e dança então não perca as oficinas de dança. Você também pode simplesmente ir para pegar as técnicas e aprender a arte dos passos rápidos, que é chamada de “samba no pé”.

Elementos importantes do Carnaval do Rio

Mestre-sala e porta-bandeira em desfile no Sambódromo
Ramon Moreira | Bookers International

Mestre-sala e porta-bandeira

Mestre-sala e porta-bandeira são o primeiro casal que vêm dançando com a bandeira da escola. Enquanto a porta-bandeira se movimenta, o mestre-sala dança graciosamente em volta dela. Há muitos casais representando suas escolas, mas os primeiros precisam causar uma boa impressão nos juízes.

Baianas

O grupo de mulheres mais velhas que representam a alma das escolas de samba é chamado de baianas por conta de seus trajes tradicionais da Bahia. As baianas são uma categoria especial com uma ala separada dedicada a elas. As fantasias não estão disponíveis para outros nem ninguém pode se juntar a elas durante a sua apresentação.

O Carnaval do Rio é a maior atração para os turistas se reunirem no Rio todos os anos. O Carnaval é celebrado em todos os estados do Brasil, mas o Carnaval do Rio é o mais famoso.

O Carnaval no Brasil fica maior e melhor ano após ano, e o Carnaval do Rio, com certeza, promete uma excelente diversão.

 
 

Dúvidas? Nossos experts estão aqui para lhe ajudar!

Newsletter

Receba ofertas de ingressos, pacotes de hotel, dicas e muito mais para aproveitar o Carnaval do Rio.